Pular para o conteúdo principal

PROJETOS "ESPIRITUAIS" DA IAV

Jumentinhos presos à (Editora) Árvore da Vida


A frase: "o jumentinho deve estar amarrado para comer do fruto da videira" é uma boa paródia do que a Igreja Árvore da Vida (IAV) faz com seus membros no tocante ao consumo dos livros e demais produtos comercializados pela Editora Árvore da Vida. Apesar de uma margem de lucro altíssima (só para se ter uma ideia, o preço de custo de um "alimento diário", em uma tiragem de vinte mil exemplares, é inferior a R$ 2,00!) a Editora afirma estar constantemente com as finanças em baixa. Apesar de as igrejas ajudarem constantemente a Editora, nunca foi apresentada uma planilha de custos para trazer luz à questão da eterna "dificuldade financeira" da mesma.

É importante perceber que desde a criação da Editora Árvore da Vida (EAV) o grupo liderado pelo auto intitulado apóstolo Dong Yu Lan (também presidente da tal Editora) passou a gravitar em torno dela, assim como a Lua gravita em torno da Terra. Isso também ocorreu com a Editora Living Stream com o grupo liderado pelas ideias e revelações do falecido W.Lee. Na igreja local de W. Lee a editora e suas publicações assumiram tal grau de importância que se tornaram um ministério (!), o  Living Stream Ministry (LSM). Enquanto o LSM conduz os irmãos a estudar e praticar as revelações do apóstolo do século passado, sua irmã mais nova, a EAV, leva seus seguidores a crer que as visões empresariais do seu presidente, único porta voz do "mover atual" de Deus, são o supra-sumo da revelação divina. Inúmeros projetos "espirituais" e "divinamente inspirados" pelo "apóstolo presidente" ajudaram a aumentar exponencialmente as vendas da EAV de Dong Yu Lan. Dentre estes projetos podemos citar
  • LIVRARIAS ÁRVORE DA VIDA: Os irmãos empreendedores foram incentivados a abrir uma livraria para vender as obras da EAV. Várias livrarias foram abertas. As igrejas incentivaram os irmãos a participar deste maravilhoso projeto e muitos forma convencidos a investir bastante suor e dinheiro para tornar real a "visão" do "apóstolo". RESULTADO: As livrarias faliram, os irmãos investidores arcaram com os prejuízos e milhares de livros ficaram encalhados.

  • LIVRARIAS ITINERANTES: Com muitos livros encalhados o "apóstolo"  viu outro "projeto espiritual". já que as pessoas não vão às livrarias, vamos levar as livrarias até as pessoas! O novo projeto foi recebido com muito entusiasmo. Algumas localidades investiram pesado, usando o dinheiro dos irmãos para comprar carros, vans e até ônibus e modificando-os para se tornarem verdadeiras livrarias ambulantes. RESULTADO: Algum tempo depois o projeto foi abandonado. Muito tempo, dinheiro e esforço faram perdidos. Em algumas localidades até pouco tempo atrás ainda podia-se ver no pátio do local de reuniões as vans e ônibus parados virando sucata. Além do ferro-velho, mais livros ficaram encalhados.

  • COTAS DA EAV: Outra estratégia usada foi vender quotas da Editora Árvore da Vida para os irmãos que gostavam de adquirir livros. Funcionava mais ou menos assim: O santo pagava uma certa quantia mensal e recebia em troca o direito de adquirir livros da Editora com "excelentes" descontos. Essa estratégia garantia a revitalização financeira e um escoamento dos estoques antigos da Editora. RESULTADO: Milhares de livros encalhados nas casas dos irmãos e muita reclamação dos mesmos até que as cotas foram suspensas.

  •  CEAPE-COLPORTOR: Jovens são incentivados a fazer uma espécie de curso bíblico intensivo, feito no CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho), que acontece muitas vezes em regime fechado e em tempo integral. Neste curso são profundamente doutrinados com relação às verdades exclusivistas do grupo. Também são levados a crer que seu líder e apóstolo é o mais importante representante de Deus atualmente na terra e a fonte humana através da qual toda a igreja recebe a vida divina.  Estes jovens são levados a crer que os livros escritos pelo super apóstolo são igualmente instrumentos divinos que irão trazer o reino dos céus para terra e apressar a vinda de Cristo. Nesse espírito, jovens, adultos e idosos são conquistados e levados a se tornarem vendedores de livros, CDs, DVDs e representantes das assinaturas do JAV (Jornal Árvore da Vida). RESULTADO: Todo mundo sabe, mas ninguém gosta de comentar, que a maioria dos jovens que fazem o CEAPE tornam-se problemas em suas localidades ou deixam de se reunir. Alguns irmãos (e até ex-pastores) desempregados fazem contínuos cursos de aperfeiçoamento para se tornarem vendedores mais eficientes. A estes irmãos são dadas metas de vendas, sendo frequentemente cobrados no quesito produtividade.

  • BANNER Vida Para Todos: Há pouco tempo atrás uma "nova visão" dominou as conferências e rapidamente inundou as igrejas ligadas à Dong Yu Lan: O projeto Vida Para Todos (mereceu até um hino, o qual foi tocado repetidas vezes nas últimas conferências). Nessa nova visão o "apóstolo" incentiva as igrejas a comprarem Banners e vários tipos de expositores para serem preenchidos com livros da sua Editora para serem distribuídos em vários pontos da cidade. Muitos irmãos foram constrangidos a levar tais Banners e Expositores para suas casas, residências de parentes e amigos, pontos comerciais e até mesmo em seus próprios trabalhos. RESULTADO: Assim como os demais  projetos "espirituais" ninguém mais ouve falar dos tais Banners ou Expositores, foi tudo para o lixo. os livros ou foram distribuídos ou doados, ou ficaram encalhados nos porões das casas e dos locais de reuniões.

  • BOOKAFÉ: A mais recente "visão espiritual" do "apóstolo presidente"  é uma franquia que imita o modelo americano das cafeterias mescladas com livrarias. Muitos santos foram convencidos a comprar jogos de xícaras personalizados, pó de café personalizado, adesivos, faixas, equipamentos e é claro, mais livros da EAV (para se abrir uma cafeteria a igreja tem investir uma boa quantia em livros da EAV para exposição e venda no local). Algumas dessas cafeterias foram abertas nos próprios  locais de reuniões, usando-se o dinheiro dos dízimos e ofertas. As ofertas também são usadas para custear o aluguel do ponto comercial destas café-livrarias. Outros cafés foram resultados de pequenos, médios e até mesmo de grandes investimentos de irmãos individuais ou em grupo. Agora o gasto não é penas com livros, mas a franquia que vende jogos de xícaras (ninguém sabe informar quem lucra com as xícaras), pó de café (ninguém sabe informar quem lucra com o café), água mineral (ninguém sabe informar quem lucra com a água) e muitos outros itens de consumo. RESULTADO: Como o projeto ainda é muito recente tudo o que temos são projeções. O que provavelmente acontecerá será uma falência em massa dos negócios individuais. As igrejas ainda tentarão resistir por algum tempo, usando parte dos recursos dos dízimos e das ofertas. Algumas localidades mais ricas impedirão, por algum tempo, a falência do negócio das menos favorecidas. Mas, inevitavelmente, assim como aconteceu com TODOS os projetos anteriores, tudo o que for obra da carne ruirá. Com o tempo e com o fogo do Senhor a palha se consumirá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja em Sumaré - Início da Libertação?

Assim como outras igrejas tem se libertado clique [AQUI] para saber mais ,  acreditamos que a mensagem liberada na igreja em Sumaré-SP, próxima à Estância Árvore da Vida,  possa ser um retorno ao princípio.  Nesta mensagem os irmãos responsáveis (lê-se presbíteros) começam a soltar o verbo (literalmente) em claro sinal de desgosto e desaprovação à atual situação das igrejas sob o domínio do império Árvore da Vida. Para maiores esclarecimentos leia também: As divisões sempre são más? Existe um mover atual? Tradições da Igreja Árvore da Vida Ministerialismo na Árvore da Vida Você está em uma igreja ou em uma organização? Manutenção do poder na Árvore da Vida Esta mensagem (liberada em 15 de maio de 2011) expõe tabus, aborda pontos polêmicos e DONG-MAticos (dogmáticos) da chamada "restauração do Senhor" tais como: - As igrejas tem liberdade para desfrutar a literatura que estiver mais adequada às suas necessidades. - Problemas causados pela associação da igreja com

Refletindo sobre a "Base da Localidade" (parte 1): Austin Sparks X Witness Lee

Conheça  W. Lee  - Conheça  Austin Sparks  e seus escritos sobre  FUNDAMENTOS O xeque-mate de Sparks sobre Lee T. Austin Sparks perguntou: “O que vocês querem dizer com a Base da Igreja?” Witness Lee disse: “Aplicado pelo “tipo” do Velho Testamento, Israel não podia construir o templo na Babilônia, ou no deserto, mas apenas em Jerusalém, que era a base original”.  T. Austin Sparks falou :   “Sim, mas qual é a base original de Jerusalém?” Lee respondeu : “E onde o Espirito Santo pela primeira vez edificou a igreja em uma localidade, uma igreja em Atos”. T. Austin Sparks então falou: “Isso é a tua interpretação! Ate onde eu sei a Base real da Igreja nao é uma localidade, uma igreja, mas é o próprio Cristo!” Quando eu ouvi isso foi um choque para mim, pois eu também estava apoiado ao ensinamento de W. Nee aquela época. Foi um grande choque pra mim pessoalmente perceber que a base original de Jerusalém não é uma localidade, uma igreja, mas sim, o próprio Cristo! Por
Texto MUITO atual, apesar de ter sido publicado Jun/2002 em: http://www.unidadedaigreja.rg3.net ou http://www.unidade.cjb.net). OBS: Atualmente as referidas páginas estão indisponíveis. ÍNDICE: - INTRODUÇÃO 1 O DESVIO DO ENSINO EM RELAÇÃO AO ENSINO DOS APÓSTOLOS: 1.1 O ensinamento da "presente verdade" como verdade "atualizável" conforme o "mover de Deus" 1.2 O ensinamento sobre "revelação de primeira mão" como um tipo de revelação vedada aos santos em geral, sendo permitida por Deus apenas ao apóstolo 1.3 O ensinamento da Unidade como uma homogeneização oriunda de práticas exteriores 1.4 O ensinamento sobre "ser um com o ministério", como uma dependência exclusiva de uma total subordinação a um ministério particular de um homem, para poder ser agradável a Deus 2 AS ESTRATÉGIAS DAS PRÁTICAS QUE INDUZIRAM AO DESVIO DA ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS: 2.1 A centralização em um oráculo único e exclusivo, como forma de