Durante
muitos anos, ouvimos por diversas vezes, vários ensinamentos a respeito
do nome do Senhor Jesus e sua relação com nossa espiritualidade. Nesse tempo,
tivemos experiências muito fortes e ricas com o nome de nosso Deus. Não
questiono tais experiências, pois eu mesmo tive e ainda tenho doces e fortes
vivências com o poder do nome de Jesus. Todavia, é chegada a hora de, aos pés
do Senhor, sermos esclarecidos a respeito de tais ensinamentos. É tempo de
sairmos da superficialidade, para mergulhamos até a fonte do poder que esse
doce nome nos traz. Chegou o momento de descobrirmos o homem que está vinculado
a este nome, para não cometermos o triste erro de chamar o nome do nosso Deus
em vão. Esse texto, portanto, objetiva esclarecer a uma importante questão:
Hoje, o trabalhar de Deus na humanidade é de fora para dentro (através de
métodos, práticas, rituais, liturgias, mantras etc) ou é de dentro para fora,
através da ação progressiva do Espírito Santo em nossos corações? Por extensão,
ele também tentará esclarecer outras questões doutrinárias relacionadas ao nome
do Senhor Jesus, a saber: Romanos 10:12 afirma que invocamos o nome do Senhor
porque somos salvos, ou somos salvos porque invocamos o Seu nome? Em 1Coríntios
12:3 dizemos que Jesus é o Senhor porque entramos no Espírito, ou entramos no
Espírito ao falar que Jesus é o Senhor
Permitam-me,
primeiramente, um prólogo:
Antigamente,
na velha aliança, Deus trabalhava nos lábios dos seus escolhidos de forma
exterior (Is 6:6-7). Na nova aliança, a partir do sangue derramado na cruz do
calvário (a realidade do altar) o Espírito de Deus age em nossos lábios a
partir do nosso interior como um fogo santificador em nosso coração (Hb 12:29,
1Pe 1:, 4:12, 1Co 3:15). Assim, todo o novo Testamento revela, de forma cristalina, que
é a pessoa do Espírito Santo quem trabalha INTERNAMENTE como fogo em nosso
coração rebelde, insubmisso e incrédulo, queimando as impurezas e
transformando-o em um coração obediente, submisso, crente, piedoso. Ou
seja, o Espírito transforma nosso coração em um ambiente onde Cristo pode
realmente reinar como Rei e Senhor de nossas vidas. De outra forma,
inevitavelmente tropeçaremos nas palavras do Senhor em Lucas 6:46: "E por
que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?"
Contemplemos
estas magníficas palavras: “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos
céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é
Senhor, para glória de Deus Pai. (Fp 2:10-11 ARA).
Como Deus faz isso? É pela Vida! A Escritura diz: Por minha vida, diz o
Senhor, diante de Mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a
Deus. (Rm 14:11). Nosso Pai celestial dobra nossos joelhos físicos curvando os
joelhos da nossa alma, do nosso coração! Não há outro caminho, não existe
prática, ritual ou método, para que Jesus, pelo Espírito da vida, viva em nós
(Gl 2:20) e seja nossa vida (Fp 1:21). Primeiro, temos que aceitar a ação da
cruz em nossas vidas, deixando o Espírito nos convencer a respeito do pecado,
da justiça e do juízo (João 16:7-13). Sem a ação do Espírito, nossa boca poderá
repetir milhões de vezes que Jesus é o Senhor, sem que nosso coração
aceite a realidade destas palavras. Estaremos então, fazendo o que Jesus
advertiu em Mateus 15:8: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu
coração está longe de mim".
Na oração
que o Senhor Jesus nos ensinou em Mateus 6:9-10, lemos: “Portanto, vós orareis
assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu
reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;” (Mt 6:9-10 ARA).
Encontramos
aqui três instruções... e três desafios:
Como
iremos santificar o nome do Pai? O que faremos para trazer o Reino de
Deus? Como procedemos para fazer a Sua vontade aqui na terra? A resposta é:
Pelo Espírito!
Primeiro
precisamos perceber que apenas podemos ser reconhecido como filhos de Deus e
chamar Deus de Pai e de Papai pelo Espírito de filiação, de adoção (Rm 8:15, Gl
4:6)
Apenas o
Espírito Santo é capaz de santificar o nome do Pai, pois Ele é o Espírito de
santidade (Rm 1:4).
Apenas o
Espírito da verdade pode nos guiar (Jo 16:13) em obediência à Deus para que
possamos fazer a Sua vontade e sermos agradáveis è Ele (Rm 8:8-14).
O Reino
de Deus e dos céus torna-se nossa realidade quando o Espírito da realidade (pneuma alethéia, no grego) traz a
realidade das riquezas insondáveis de Cristo para o nosso viver. Este é,
resumidamente, o mistério da piedade: Deus se expressando em nossa carne
crucificada, por meio de Cristo Jesus, através do poder do Espírito Santo (Gl
5:22-25, 1Tm 3:16). Esse é o fruto que o Espírito está produzindo em nós, essa
é a realidade da igreja. Amados, Cristo é nossa vida (Gl 2:20), Ele também é o
nosso viver (Fp 1:21) e a igreja é o resultado coletivo, a maravilhosa
expressão plural desse viver.
Agradeço
a paciência pela leitura desse longo, mas importante prólogo.
ROMANOS
10:12-13
“Pois não há distinção entre judeu e grego, uma
vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (ARA)
“Porquanto não há diferença
entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos
os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
(ACF)
“Porquanto não há diferença
entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos
os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (ARC)
“Porquanto não há distinção
entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os
que o invocam. Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”.
(PJFA)
“Não há diferença entre judeus
e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os
que o invocam, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será
salvo"”. (NVI)
“Isso vale para todos, pois não
existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que
pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que
pedirem a ajuda do Senhor serão salvos”. (NTLH)
“For there is no difference between the Jew and the Greek: for the same
Lord over all is rich unto all that call upon him. For whosoever shall call
upon the name of the Lord shall be saved”. (KJ)
Creio que
agora podemos compreender melhor o que Paulo estava querendo dizer em Romanos
10:13. Ora, se neste versículo ele ensinava que uma pessoa ímpia é salva pelo
invocar, então a salvação pode ser alcançada por um método muito simples e
superficial: Basta uma pessoa repetir as palavras “Senhor Jesus” ou “Jesus é o
Senhor” e pronto, já está salva. Se fosse realmente assim, esse método teria
sido MUITO usado, ensinado e enfatizado não apenas por Paulo, mas também pelo
Senhor e pelos demais apóstolos, mas não encontramos tal método, ensinamento ou
ênfase na Bíblia.
Nesse
ponto, alguém poderia genuinamente argumentar:
- Apenas
repetir as palavras “Senhor Jesus” não é invocar!
Concordo
plenamente! Esse é o ponto! Se lermos o capítulo 10 de Romanos desde o início
perceberemos que o invocar é o resultado de sermos salvos e não o contrário.
Ao nos depararmos com o versículo 10 nos daremos conta que é pela ação do
Espírito Santo de Deus em nosso coração que cremos e aceitamos Jesus como nosso
Senhor, somente depois é que falamos. Com o coração saturado pelo Espírito
da realidade (pneuma alethéia), desfrutamos a realidade das Suas
insondáveis riquezas. Essa é a derradeira fonte das nossas experiências com o
invocar. É assim, que o Senhor é rico para com todos os que O invocam. A nossa
boca só fala do que o coração está cheio (Mt 12:34, Lc 6:45).
1CORÍNTIOS
12:3
“Portanto,
vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz:
Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito
Santo”.(ACF)
“Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de
Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!,
senão pelo Espírito Santo.” (ARA)
“Portanto,
vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz:
Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito
Santo”. (ARC)
“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo
Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor!
senão pelo Espírito Santo”. (PJFA)
“Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja
maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode
dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo”. (NTLH)
“Wherefore I give you to
understand, that no man speaking by the Spirit of God calleth Jesus accursed:
and that no man can say that Jesus is
the Lord, but by the Holy Ghost”. (KJ)
Agora,
quando contemplamos melhor 1Coríntios 12:3 podemos responder à pergunta: Será
que Paulo está nos ensinando uma fórmula mágica, uma frase mística que, num
piscar de olhos, nos purifica e nos transforma em seres espirituais? Ou será
que ele está dizendo que nosso coração é tão perverso, incrédulo (Hb 3:12),
insubmisso (Hb 12:9) e rebelde (Rm 10:21 que só conseguimos afirmar que Jesus é
o nosso Senhor pela ação do Espírito de Deus?
Sabemos
que, por um lado, alguns ensinam que entramos no Espírito imediatamente, como
se um interruptor para a espiritualidade e a piedade fosse ligado quando
clamamos “Senhor Jesus”. Por outro lado, os apóstolos e o próprio Cristo
NUNCA ensinaram tal prática. Dizendo de outra forma: Se ao falarmos “Jesus é o
Senhor” entramos no Espírito, então é muito simples, rápido e prático nos
tornarmos pessoas espirituais e piedosas, basta ficarmos repetindo esta frase o
tempo todo. Se fosse assim esta prática seria MUITO enfatizada pelo Senhor e
por Seus apóstolos, mas não encontramos tal ênfase nas escrituras. A realidade
do Reino não está do lado de fora, ela está dentro de nós (Lc 17:20-21)!
A Palavra
de Deus é muito clara ao revelar que viver e andar no Espírito implica,
primeiramente, em um viver interior pela fé (Ef 5:16, Gl 3:11, Hb 10:38). Fé é
um dom concedido por Deus por meio da Sua graça (Ef 2:8) para a nossa completa
(espírito, alma e corpo) salvação e santificação (1Ts 5:23). Enquanto a
salvação do nosso espírito e corpo ocorre instantaneamente, a nossa alma é
trabalhada lenta e progressivamente pela ação diária do Espírito da verdade em
nós (Jo 14:17, 15:26, 16:13, 1Jo 4:6). Graças a Deus pela Suas misericórdias e
pela Sua fidelidade. Foi ele quem nos chamou, e é Ele quem também fará
(1Ts 5:24).
Na Paz e
no Amor daquele que nos salvou e nos chamou para Sua eterna glória
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário: